top of page

O que é ser um discípulo de Jesus?

Referência: Atos 9.26-31

Podemos dizer que este é o capítulo de Paulo. Narra a sua conversão (v.1-19), estada em Damasco, anúncio e fuga (v.19-25) e visita Jerusalém (v 26-30). O texto relata o episódio de Paulo em Jerusalém. Ele já era bem conhecido nessa cidade, pois foi aí que se formou rabino, nutrindo ódio contra os discípulos do Senhor a ponto de se tornar cúmplice de assassínio de Estevão (Atos 7.58).

Quando os crentes viam com desconfiança a genuidade da conversão de Paulo a atitude de Barnabé em favor do convertido é decisiva: ele o apresenta aos apóstolos, como diz o cântico: "E quando Paulo converteu-se a Cristo lhe faltou amigo (...) foi um homem procurá-lo dando-lhe a mão". O testemunho de Barnabé em favor de Saulo mostra quais são as características de um discípulo ade Jesus (v.27): 1. Ter um encontro com o Senhor mudou completamente o ruma da própria vida (tinha visto o Senhor no caminho);

2. Ter entrado em comunhão com Jesus, escutando-o (O Senhor lhe havia falado);

3. Ter se comprometido decisivamente com Jesus. Estas três características são suficientes para que ele seja considerado discípulo do Senhor, tendo plena liberdade e comunhão entre os irmãos (v 28).

Como acontecera em Damasco, onde a pregação acarretara ameaças de morte (v 23-24), também em Jerusalém o anúncio de Jesus provocou conflitos, fazendo com que os judeus de língua grega procurassem matá-lo (v 29). Como reage a igreja quando um de seus membros é "marcado para morrer"? A atitude básica sugerida pelo texto é a de solidariedade que visa conservar a vida do pregador. Foi assim em Damasco (v 25) e em Jerusalém (v 30): os irmãos mandaram Saulo para Tarso, sua terra natal.

O versículo 31 é uma espécie de "retrato da comunidade". Essa paz não é devida à ausência momentânea de Paulo no cenário da evangelização. É a paz que vem do termo do Senhor: é a partir d'Ele, com a benção do Espírito Santo, que a igreja se fortalece e cresce em número, pois o projeto de Deus encontra terreno propício para crescer.

O que nos caracteriza hoje, como discípulos do Senhor Jesus?

"Somos discípulos aos pés de Jesus, a única esperança."

bottom of page