top of page

Curiosidade IPIC: Um susto!

O 6º DP do Cambuci, localizado na rua ao lado de nossa igreja, possuía um Centro de Detenção Provisória (CDP), projetado para alojar presos aguardando julgamento e para desafogar as cadeias públicas. Em um culto noturno, durante o pastorado do Rev. Silas Borges Monteiro (início dos anos 90), a diaconisa Esther passava pelo salão social quando ouviu um barulho alto e estranho. Estava acontecendo uma tentativa de fuga, através de um buraco na parede feito pelos detentos.

Rapidamente as crianças que estavam no cultinho subiram para o templo e o Presb. Lauro notificou o DP. Em uma cena digna de Hollywood, o delegado e os policiais de plantão imediatamente se mobilizaram, entraram na igreja e a fuga foi evitada. E tudo isso enquanto o culto - com Santa Ceia - acontecia! Após o ocorrido, 2 chapas de aço com 4mm de espessura, 1m de largura e 2m de comprimento foram chumbadas na parede para dificultar novas fugas.

Em outra tentativa de fuga, um túnel estava sendo cavado de uma das celas do DP que daria no salão social.

Em 04/01/2001 aconteceu a desativação definitiva desta carceragem do Cambuci. Com certeza este foi um dos episódios mais curiosos que vivenciamos aqui neste templo e um excelente exemplo da maneira como Deus está sempre cuidando e protegendo suas ovelhas.

bottom of page