top of page

Marcas de uma Igreja fiel

Entramos no mês do aniversário de nossa Igreja. É hora de olhar nossa história, pensar nosso presente e nosso futuro. Todos nós, Igreja do presente, fazemos parte desta caminhada. Há os que estão aqui desde muito tempo, outros chegaram recentemente. Mas formamos um só corpo, reunidos em e por Cristo, formando a IPI do Cambuci.

Hoje, teremos uma assembleia para eleição de oficiais (presbítero e diácono). Primeiramente, devemos orar pedindo a benção de Deus sobre a Igreja e, depois, manifestar o amor à Igreja, participando deste momento, com disposição e zelo.

Olhando para o texto de Atos 2.42-47, encontramos o retrato de uma Igreja fiel. Trata-se de um espelho para qual devemos olhar constantemente em nossa caminhada como Igreja. Pois se tratava de uma Igreja exemplar.

A Igreja de Cristo tem como uma das marcas a perseverança. Eles permaneciam firmes nos ensinamentos dos apóstolos. Experimentavam verdadeira comunhão. Amavam uns aos outros, com amor verdadeiro e duradouro. Falavam das maravilhas da obra de Deus em suas vidas e viviam com a alma e o coração cheios de temor a Deus. Ajudavam uns aos outros, inclusive, repartindo dinheiro e bens. Enfim, viviam como verdadeiros irmãos em Cristo, numa comunhão que ninguém poderia quebrar. A comunhão era maravilhosamente expressa através da celebração da Ceia “de casa em casa”.

Outra marca da Igreja de Atos era a oração. Sabiam que Deus não pode abençoar uma Igreja que não ora. Por isso, eles perseveravam na oração e, quanto mais oravam, mas se fortaleciam.

Acima de tudo, os cristãos da Igreja primitiva temiam a Deus. Podiam sentir o Espírito de Deus trabalhar e acrescentar os que iam sendo salvos. Sinais e milagres aconteciam através do ministério dos apóstolos. Deus agia e coisas maravilhosas aconteciam, principalmente, milhares entregavam suas vidas a Jesus. Outra marca de destaque era que os crentes “tinham tudo em comum”. Eles não eram egoístas. Ao contrário, eram generosos e bondosos querendo sempre um o bem do outro.

Vale muito nos espelhar na Igreja primitiva, carregando as marcas de uma Igreja fiel. Tudo para a glória do Senhor Jesus Cristo. “Somos discípulos aos pés de Jesus, a única esperança”. A Ele a glória!

bottom of page