top of page

O VALOR DA IGREJA

Para pensar a igreja nós temos um referencial absoluto: Jesus Cristo. Ele declarou “e sobre esta Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. E um dado fundamental sobre a igreja é que ela se transforma numa organização totalmente voltada para os outros. A palavra “igreja” (eklesia no grego, significa “chamados para fora”).

Seguindo as colocações de James Bryan Smith, podemos dizer que quando a igreja se engaja como agência do Reino de Deus ela se torna cada vez mais centrada nos outros. A igreja se torna, vamos dizer, um posto avançado do Reino de Deus, um lugar onde a graça é expressa e vivida sempre que necessário. E Smith afirma: “O valor da igreja não está em sua longevidade, mas em seu amor. O sucesso da igreja não está em seu tamanho, mas em seu serviço às pessoas e à comunidade”.

A igreja é formada por um povo cujo pastor é o Senhor Jesus Cristo. Interessante que Jesus nunca fundou uma igreja ou construiu um prédio ou liderou uma campanha financeira para construir instalações impressionantes. “Nosso líder apenas veio à terra, serviu e então morreu em favor dos outros. Suponho que esta seria uma ótima declaração de missão para a igreja, mas com pouca probabilidade de ser vista por aí: ‘Nós existimos para servir aos outros e então morrer, exatamente como fez nosso Fundador’”.

Vamos reconhecer os verdadeiros valores da igreja? Ela deve ser reconhecida como comunidade amorosa e servidora. Somos chamados a acolher a todos que o Senhor nos envia com amor e disposição para servir. É para amar e servir que nós existimos.

A igreja de Jesus encontra sua razão de ser e seu poder em Jesus. Ele não é apenas nosso Mestre, mas também a fonte de toda a nossa força. Somos a comunidade centrada nos outros. “Assim como Jesus é, assim são seus seguidores. Jesus foi um servo. Viveu para fazer bem aos outros. No reino deste mundo, a grandeza é definida pelo poder. Aquele que é servido é maior do que aquele que serve. Jesus inverteu essa noção de grandeza: ‘Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve’ (Lucas 22.27)”.

bottom of page