top of page

COM CRISTO, UM MUNDO NOVO

Um hino marcante para a história mais recente da Igreja é o de número 119, do CTP. “Um dos hinos preferidos da Igreja Presbiteriana Independente a partir dos anos 80. Foi gravado por um conjunto masculino, a capella, no CD em comemoração ao centenário da IPI do Brasil. Hino oficial da União Latino-Americana de Juventude Evangélica (ULAJE), entidade bastante ativa nas décadas de 40 e 50. Visando a ser mais inclusivo, o hino recebeu uma alteração na primeira linha da primeira estrofe: ‘Forte Igreja’, ao invés de ‘Homens fortes’ (como constava na letra original)” (Éber Ferreira Silveira Lima, Notas históricas in: Cantai Todos os Povos).

A mensagem do hino é um chamado à liberdade em tempos difíceis. Retrata um período, quando o mundo vivia sob uma atmosfera sombria devido a sistemas ditatoriais e opressores. Não é sem razão a chamada “para um novo mundo construir”. Destaque-se também que a poesia original constava “homens fortes”, como bem descreve o Rev. Éber. Os gestos conclamados revelam um chamado à batalha: “corajosos, levantemos nossos braços libertados! Convocados para a Luta somos nós...”. Porém, há que destacar que nesta luta proposta não se incluem armas. A força está nos ideais, não no poderia bélico.

A disposição para a entrega em prol de um “mundo novo” fica evidente na segunda estrofe. “Grave, a hora última soou. Morreremos, mas ressurgirá...”. Lembra a história da salvação, quando o passo de fé é dado pela atual geração, a qual pode não desfrutar do novo aqui e agora. No entanto, ela se dispõe ao sacrifício em prol das gerações vindouras. Lembra o final de Hebreus 11: “Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas”.

Por fim, destacamos o caráter cristológico deste hino. É a bela afirmação: “novo mundo, com Jesus Senhor”. Somente em Cristo este “novo” virá. Somente nele a verdadeira liberdade é possível. Ele pode criar uma nova humanidade, pois “nele há de reinar fraternal união”. Em Jesus podemos confiar, pois “não é nunca derrotado quem por Cristo está lutando”. Nele “somos mais que vencedores”. Sim, um novo mundo somente com Cristo.

“Somos discípulos aos pés de Jesus, a única esperança”.

bottom of page