top of page

CONHECE ALGUÉM COM DEPRESSÃO? COMO AJUDAR?

A Depressão está em todo o lugar, dentro e fora da igreja. É a doença que mais matará pessoas nos próximos 20 anos. É mal antigo, experimentado pelos salmistas (SL 38, 42), por Jesus (MT 26:36-46) e pelos pais da igreja. John Bunyan (autor de “O Peregrino”), C. Spurgeon e outros homens piedosos padeceram dessa doença. Muitos pastores e cristãos que conheço sofrem com a depressão. Faz parte da experiência humana, do nosso estilo de vida atual, enfim, de fatores complexos que demandariam um texto longo. Meu propósito aqui é ajudar você a não ignorar essa realidade, entre crentes e incrédulos. Demonizar a depressão é falta de amor, compaixão e maturidade. Dentro e fora da igreja, os depressivos encontrarão um grande desafio: receber amor empático, sem cobranças moralistas. Alguns casos que acompanho no aconselhamento pastoral, encaminho para especialista médico psiquiatra ou terapeuta. Se você conhece alguém que adoeceu, evite cobrar e julgar. Ame muito e ouça essa pessoa com atenção. Evite jargões prontos, frases de efeito e conselhos triunfalistas, como: “saia dessa”; “por que você está assim?”; “você tem depressão porque lhe falta Deus”; “Deus vai te curar”, etc… Isso piora a situação e denuncia o seu despreparo para lidar com depressivos.

A Igreja local, mesmo imperfeita, é um bálsamo para os depressivos. O melhor lugar para os que sofrem na alma é uma igreja bíblica, amorosa e acolhedora. Pode ser o “espinho na carne” de alguns. Talvez, a provação passageira de outros. Ninguém tem explicação plausível para todo o sofrimento. Alguns, só devem ser experimentados – e não explicados. Jesus pode curar, os remédios também. Talvez, haja apenas o controle da doença. Sejamos realistas, enfim! Mesmo que não tenhamos o controle sobre tudo, Deus tem tudo sob seu rigoroso governo. Pare de apontar, explicar, criticar, controlar ou dar o conselho cabal para o depressivo. Seja a igreja que o depressivo precisa, amoroso e misericordioso. O melhor remédio é o amor.

O que podemos fazer com excelência afim de ajudar um depressivo é amá-lo e servi-lo, orando com ele. Se você conhece algum depressivo, comece hoje exercendo paciência, longanimidade, graça e empatia. Assim, você fará o que Cristo ensinou: “amem-se uns aos outros”. No fim das contas, lembre-se que as pessoas, ainda que ocupem posição de liderança, são seres humanos falíveis, cuja alma pode adoecer tanto quanto o corpo. Se o depressivo for líder ou pastor, diminua as expectativas sobre ele, evite cobranças, coopere no trabalho, alivie a carga; ajude-o a ler bons livros, seja a amizade sincera, chame-o para fazer exercícios, comer bem, descansar e dar boas risadas. Seja uma ponte para cristãos depressivos encontrarem o Cristo em você!

bottom of page