top of page

REFUGIADOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Nossa Conferência nos chama a refletir sobre um problema global dos mais graves da atualidade: a questão da crise humanitária dos refugiados. Somos de imediato levados a perguntar: Qual o papel da igreja? Por essa razão, propomos “Refugiados - desafios e oportunidades”.

Primeiro devemos destacar a questão como um problema global sem precedentes. São milhares e milhares de pessoas que são deslocadas à força todos os dias. Segundo organismos das Nações Unidas, “refugiado” uma pessoa fora do seu país de origem que “receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país”. A maioria dos refugiados são mulheres e crianças, metade com menos de 18 anos.

O desafio prático para o cristão é o da caridade e hospitalidade. Se seguimos a Palavra de Deus temos um mandato especial para responder à crise dos refugiados. Mesmo sabendo da complexidade da questão, não podemos fugir ao apelo à justiça e a misericórdia.

Muitas vezes, a imagem que se espalha do estrangeiro nos leva a agir desconfiando do diferente, daquele que vem de fora, que fala diferente, etc. Porém, o que temos na Bíblia é a imagem do acolhimento. É preciso que Deus molde nossa imaginação de quem é o estrangeiro, pois, recebê-lo é um dos mandamentos mais frequentes da Bíblia. Na parábola do julgamento dos povos, Jesus disse: “fui estrangeiro, e vocês me acolheram” (Mateus 25.35).

Nesta 3ª Conferência vamos conversar sobre este grande desafio. Ouviremos Deus através da Palavra e das reflexões que nossos preletores farão. Será um momento em que o Senhor nos mostrará caminhos para agir como cristãos individualmente e como igreja de Jesus.

Que aos pés de Jesus possamos acolher as pessoas sem rotulá-las. Temos uma oportunidade maravilhosa de demonstrar o amor de Deus e a luz de Cristo com pessoas de terras distantes que de outra forma não poderíamos conhecê-las. Será uma oportunidade maravilhosa de ver a graça de Deus inundando a todos. “Para inundar as nações com a tua graça”.

bottom of page