top of page

Como matar sua igreja local

1. Não participe dos cultos nem dos grupos pequenos. Um dos maiores assassinos da igreja é a diminuição da frequência aos cultos. Muitas pessoas não querem ou não conseguem tempo para participar dos cultos, ministérios e ou grupos pequenos da igreja. A Bíblia fala sobre o valor de congregar (Hb. 10.25). O membro que não frequenta sua igreja contribui para que sua igreja feche.

2. Não respeite os horários da reunião. Chegue qualquer hora. Alguns tem atitude assim. Chego quando der. Se a pessoa chegasse assim no seu trabalho como seria? A falta de pontualidade pode virar um assassino de sua igreja. Muitos pastores e obreiros também não tem respeito aos horários nem para começar, nem para terminar as reuniões.

3. Só apareça quanto tiver tudo bem. Quando estiver chovendo ou frio não venha. Quando estiver com problemas não venha. Quando seu time for jogar não venha. Quando tiver um bom jogo na TV, não venha. E se algo der errado na sua vida culpe o pastor, a igreja e Deus. Não seja da igreja quando tudo estiver bem e, quando tiver dificuldades, fuja.

4. Encontre falha em tudo e em todos. Veja os problemas, divulgue-os. Não dê ideias para solucionar, nem resolver nada.

5. Nunca aceite papel de liderança ou responsabilidade. Há pessoas que tem mais a ideia de consumidores do que de apoiadores. Eles são aqueles inquilinos ruins. Quando quebra algo chama o proprietário para corrigir. Parece que alugaram o púlpito e tudo mais na igreja local. É mais fácil detonar do que mobilizar. Liderança não é sobre posição, mas sobre produtividade. Se quisermos fazer diferença temos que aceitar a responsabilidade de liderar formal ou informalmente. Muita igreja está no CTI por falta de quem ajude mesmo, de fato e de verdade.

Continua...

bottom of page