top of page

O perigo da confiança nas coisas temporais em detrimento das espirituais

Lembro-me de alguém ter me contado a respeito de um pai que segurando a mão de sua filha pequena ao atravessar a Av. Paulista em horário de pico, observara que a pequena estava absorta, observando a imponência dos edifícios. O pai, ao atravessarem para o outro lado, perguntou à pequena: “Filha, você não tem medo de atravessar uma avenida como essa”? E a pequena respondeu: “Medo por que papai”? “O senhor está segurando em minhas mãos”!

Devemos confiar no Senhor com a inocência de uma criança. O Senhor Jesus deixou claro que não há motivos para nos preocupar, pois Ele é provedor de todas as coisas.

Colocar a nossa esperança na confiança das coisas temporais é muito perigoso, e, muitos naufragaram nesta falsa confiança. Os problemas atuais nos afligem de muitas maneiras. Para uns, falta saúde. Para outros, faltam recursos financeiros. Já outros veem suas famílias afundando em desavenças. Ou seja, são inumeráveis os problemas que afligem a humanidade, todos eles oriundos da nossa queda. A ponto de Paulo nos deixar escrito: “Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por Sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no Seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a Sua justiça, por ter Deus, na Sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da Sua justiça no tempo presente, para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.23-26).

No Sermão da Montanha, o Senhor Jesus nos dá um precioso ensinamento sobre a solicitude da vida. Deixando claro que nenhuma das nossas preocupações faz sentido quando temos o Senhor como nosso Pastor. “Portanto, não vos inquieteis dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.31- 33).

Descasemos no Senhor. Cheguemo-nos a Ele com plena confiança e inteireza de coração

bottom of page