top of page

REV. ABIVAL PIRES DA SILVEIRA

No último domingo a IPI do Brasil foi tomada por uma notícia que a abalou e entristeceu: o falecimento do Rev. Abival Pires da Silveira, pastor emérito da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, aos 80 anos de idade. O querido pastor marcou profundamente a vida de nossa denominação, tendo sido certamente um dos seus mais notáveis líderes. Talvez o maior, ao lado do fundador de 1903, o Rev. Eduardo Carlos Pereira.

O Rev. Abival, natural de Bofete – SP. Veio a São Paulo primeiro para estudar.Ordenado ministro, voltou ao interior para pastorear. Seu caminho, no entanto, o levaria de volta a São Paulo, agora na condição de professor. Brilhante que era, Abival ganhou bolsa de estudos e foi para um mestrado em teologia na cidade de Nova Iorque, no Union Theological Seminary. Concluído o curso, voltou para servir como professor no Seminário da IPI. Logo aseguir, iniciou seu pastorado na Primeira Igreja. Foram 37 anos de abençoado pastorado em uma das mais importantes igrejas evangélicas do país.

A vida de Abival daria oportunamente mais frutos para o Reino de Deus. Em 1981, foi eleito presidente do Supremo Concílio (hoje, Assembleia Geral) da IPI, cargo para o qual seria eleito mais duas vezes posteriormente. O ministério do Rev. Abival provocaria uma autêntica revolução espiritual e missionária na vida da IPI. Teve também destacada atuação em organismos continentais e mundiais.

Muita gente foi beneficiada pelo rico ministério do Rev. Abival. Fui seu aluno no Seminário e tive o privilégio de trabalhar com ele em várias áreas da Igreja, como na Comissão Executiva do Supremo Concílio, no jornal O Estandarte e nas Relações Intereclesiásticas. Abival foi um mestre é um exemplo na arte de pastorear, ensinar e liderar.

No que se refere à IPI do Cambuci, o Rev. Abival aqui esteve várias vezes, pregando e atuando como liderança de nossa Igreja. Talvez as passagens mais marcantes dele por aqui tenham sido:

1) Quando pregou na inauguração e consagração do templo, em julho de 1986; 2) Quando, no mesmo ano, presidiu a histórica última reunião da Mesa Administrativa da IPI; 3) Quando participou na cerimônia de jubilação do Rev. Assir Pereira, em Fevereiro de 2012.

Foi uma honra para nós que o Rev. Abival aqui estivesse em datas e situações tão especiais e marcantes. Abival Pires da Silveira não se encontra mais entre nós. Seu legado, porém, permanece e certamente continuará a dar frutos para o Reino de Deus. Deus nos deu Abival. Deus agora o levou. Bendito seja o nome do Senhor!

Soli Deo Gloria!

bottom of page