top of page

Os descartáveis estão com os dias contados

Pelo menos em São Paulo, a cidade mais importante no centro econômico do Brasil, os descartáveis podem estar com os dias contados, isto porque está em tramitação na Câmara dos Vereadores um projeto que proíbe o uso deles em estabelecimentos comerciais. O Projeto de Lei 99/2019, que já foi aprovado em duas votações e, no momento em que fechamos esta edição, só depende da sanção do prefeito da cidade para proibir bares, restaurantes, hotéis, padarias, entre outros estabelecimentos, de fornecer aos clientes copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis. Os canudos já estão proibidos na cidade desde junho.

Esse é um movimento crescente em todo país e a questão passa pela sustentabilidade. No Brasil, a produção de copos descartáveis gira em torno de 100 mil toneladas.

O Escritório Central da IPI do Brasil, também preocupado com o dano ambiental, reduziu o uso dos copos descartáveis. Todos os funcionários têm seu copo ou garrafa reutilizável e os copinhos de café foram substituídos por xícaras de vidro. Não é preciso nem dizer que a reciclagem é uma forma muito importante de contribuir com o planeta, além de ajudar a reduzir a poluição crescente e preocupante. Na sua casa, trabalho ou igreja, essa ideia de reciclar e reaproveitar também tem sido discutida?

Cuidar melhor do planeta é urgente. Temos um mandato divino de cuidar bem da criação de Deus.

Fonte: Revista Vida & Caminho, nº 100 (Janeiro, Fevereiro e Março 2020)

bottom of page