top of page

Nossos vitrais contam a história da Salvação | Parte 1 - O Grande Vitral



No domingo, 23/03 esteve conosco pregando em nosso culto vespertino o Rev. Reginaldo Von Zuben, pastor titular da Primeira IPI de São Paulo. Conversamos um pouco antes e depois do culto. Uma das coisas que ele comentou comigo foi a respeito dos nossos vitrais, admirado de sua beleza mas, particularmente, da mensagem que transmite a todo aquele que adentra o nosso templo. E de fato é assim. Passados 37 anos, os vitrais da IPI do Cambuci continuam a cumprir a sua função, qual seja, a de proclamar a mensagem da salvação de Jesus Cristo através de suas cores, traços e figuras.

Os vitrais foram inventados pelos artesãos da Idade Média na Europa, a fim de ensinar pelas imagens a Palavra de Deus, uma vez que a maior parte das pessoas que frequentavam as igrejas não sabiam ler e não entendiam muitas partes da missa, pois tais partes eram recitadas em latim. Dessa forma, através dos vitrais tais pessoas aprendiam as coisas de Deus. Com o passar do tempo, os vitrais foram se tornando cada vez mais presentes nas igrejas cristãs do mundo inteiro.

No Brasil, as igrejas evangélicas demoraram para usar vitrais porque tinham medo de ser confundidas com igrejas católicas. As janelas se tornaram apenas o lugar por onde entrava a luz, sem qualquer função litúrgica ou pedagógica.

Nossa igreja tem vitrais desde 1986, quando foi inaugurado o templo da Avenida Lacerda Franco. O grande vitral da entrada foi o primeiro a ser adquirido, num esforço conjunto da igreja liderado pelas mulheres. Seu tema foi proposto pela diaconisa Carmela Correia Pinto Carvalhaes, inspirado no Salmo 1:3 (“Pois o justo será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”) e no Salmo 23:1-2 (“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”.)

Que a nossa vida corra sempre como um rio calmo, guiada pelo Deus que é nosso Senhor e Pastor!

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Comments


bottom of page