top of page

Nossos vitrais contam a história da Salvação | Parte 2 – O Vitral da Sarça Ardente



No início do ano de 1986, quando as paredes e a cobertura do novo templo já estavam colocadas e se aproximava o tempo do acabamento do salão de cultos, iniciamos conversas a respeito de como seriam os vitrôs. As dimensões e o formato já estavam definidos; o projeto (inclusive na maquete) previa que fossem “janelões” translúcidos, de vidro fosco, à moda dos grandes templos batistas da cidade. Não nos esqueçamos que o engenheiro que projetou o templo do Cambuci foi um renomado e querido irmão da Igreja Batista, responsável pelo projeto da Igreja Batista Paulistana da Rua Bueno de Andrade.

Eu argumentei: “Mas nós precisamos de vitrais! Já compramos o grande, o da entrada; portanto, os outros tem de acompanhar o estilo…”. E saí da conversa disposto a pensar em um conjunto de vitrais que contasse a História da Salvação conforme a Bíblia nos traz.

Nos dias que se seguiram, pensei, rabisquei… Sabia que tinha de fazer uma seleção de símbolos da fé que pudessem resumir os feitos de Deus. Finalmente, cheguei ao seguinte resultado: dez vitrais que incluiam Velho e Novo Testamento, e que começavam a contar a História da Salvação a partir da revelação de Deus a Moisés na “Sarça Ardente” de Êxodo capítulo 3.

Nestas nossas pastorais que se propõem a refletir sobre a mensagem dos vitrais da IPI do Cambuci, lembramo-nos que Deus, desde o princípio da história humana, tem revelado o Seu grande amor por nós. Moisés estava no deserto, já conformado com sua vida pacata e até sem sentido. Tinha tentado libertar seu povo do cativeiro do Egito, mas tudo tinha dado errado. Vivia frustrado e esquecido no meio do Deserto de Midiã. E em meio à desesperança, tristeza e frustração, Deus lhe apareceu, falando a ele de um arbusto que pegava fogo e não se queimava!

Assim é o nosso Deus: Ele toma a iniciativa de revelar-se a nós, de nos encontrar, de nos buscar. Ele nos ama e nos quer; Ele deseja mudar a nossa vida e nos dar o melhor ao longo de nossa existência. Ele se revela para dar sentido à nossa vida.

Que ao olharmos para o vitral da “sarça ardente” sejamos tomados pela gratidão a um Deus maravilhoso que se revelou para nos dar vida. Tudo para a glória de Deus!

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Comments


bottom of page