top of page

Nossos vitrais contam a história da Salvação | Parte 6 - O Vitral do Peixe


Os vitrais constituíram-se no passado em uma extraordinária invenção pedagógica na vida da Igreja. Através deles, por muitos séculos, milhares de pessoas aprenderam as cenas da Bíblia e da vida da Igreja, podendo assim imitar esses feitos e preservar a sua fé.

Para nós, nos dias de hoje, os vitrais contribuem para nos lembrar da história da salvação e também são poderosos símbolos da fé.

É exatamente o caso do Peixe. Ele se baseia nos fatos bíblicos dos evangelhos e da vida de Jesus. O Senhor multiplicou os poucos peixes disponíveis para distribuí-los às multidões que o ouviam e matar a fome das mesmas. Ele chamou pescadores para serem Seus discípulos. Ele mandou que os seus seguidores lançassem as redes ao mar e os fez pescar quantidade imensa de peixes. Depois de Sua ressurreição, Ele comeu peixe com os discípulos, para mostrar que não era um fantasma.

A Igreja dos primeiros dias, impressionada com tudo isso, assumiu o Peixe como uma espécie de emblema secreto ou símbolo próprio dos seguidores de Jesus. Assim, os primeiros cristãos pintavam na parede a figura do Peixe para identificar, em linguagem secreta, onde se reuniam em tempos de perseguição.

Por outro lado, a palavra “peixe” em grego usa letras que são as iniciais da frase “Jesus Cristo, de Deus o Filho e Salvador”.

Assim, o simpático peixe de nosso vitral nos lembra que devemos sempre ser seguidores fiéis desse Jesus maravilhoso, Salvador e Senhor das nossas vidas! Tudo para a glória de Deus!

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Comments


bottom of page