top of page

Nossos vitrais contam a história da Salvação | Parte 7 - O Vitral da Pomba


Um dos vitrais mais marcantes que temos em nosso templo é o da Pomba. Ele é de uma beleza simples mas seu significado é enorme! Certamente, todos nós ficamos impactados quando olhamos para a imponente figura da Pomba, que é um dos símbolos mais eloquentes da presença do Espírito Santo conosco.

A base bíblica para esse vitral encontra-se no Novo Testamento, nas passagens paralelas de Mateus 3:16, Marcos 1:10, Lucas 3:22 e João 1:32. Nestas quatro passagens - que se referem ao batismo de Jesus, a voz do Pai é ouvida, enquanto o Espirito de Deus desce sobre o Filho. Basta que citemos aqui um desses textos e logo percebemos a importância dos mesmos: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele” (Mt. 3:16).

A pomba é um pássaro que tem muita simbologia em várias culturas. Universalmente, a pomba tem sido reconhecida como um símbolo da paz. No caso do cristianismo, é certamente muito mais do que isso. A pomba é uma representação da Terceira Pessoa da Trindade, o Espírito de Deus, que veio ungir a Jesus no dia de Seu batismo e que publicamente vindicou a divindade do Filho de Deus diante dos olhos de João Batista, dos discípulos e de todos aqueles que se encontravam naquele dia glorioso às margens do Rio Jordão.

Quando olhamos para o nosso Vitral, portanto, somos lembrados da divindade e da autoridade de Jesus, por indicação do Espírito Santo. Somos também alertados para o fato de que em nós o Espírito de Deus habita. Somos por Ele dirigidos, orientados e consolados. Podemos dizer, com certeza plena, que sobre nós o Espírito de Deus também está, nos abençoando e nos guardando, bem como nos ensinando todas as coisas e nos fazendo lembrar dos ensinos de Jesus.

Louvado seja o Espírito de Deus que habita na Igreja de Jesus!

Tudo para a glória de Deus!

Rev. Éber Ferreira Silveira Lima

Commentaires


bottom of page