top of page

O ANO CRISTÃO

Os cristãos observam as datas significativas do ano civil. No entanto, possuem um calendário específico: é o calendário litúrgico. No calendário do Ano Cristão fazemos memória dos grandes atos salvíficos de Deus em Cristo Jesus. Cristo é o centro desse calendário. Vida, ministério, paixão, morte e ressurreição, entre outros acontecimentos da história de Jesus Cristo, são lembrados e celebrados no calendário e na liturgia da Igreja.

O ano litúrgico teve sua origem a partir da festa da Páscoa. A princípio, os cristãos celebravam apenas a Páscoa semanal (o domingo) dando graças a Deus pela vitória do Senhor Jesus sobre a morte. Muito cedo, porém, começaram a celebrar também a Páscoa anual. Com o tempo, ao redor da comemoração da Páscoa, foram se desenvolvendo as demais celebrações, relacionadas à obra de Cristo.

O calendário litúrgico da Igreja contém dois ciclos especiais: o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa. O Ano Cristão começa com o ciclo natalino, que é formado pelos tempos especiais do Advento, do Natal e da Epifania. Ao término do Ciclo do Natal, tem início o primeiro período do chamado Tempo Comum, que evidencia a Páscoa semanal, ou seja, a celebração do Dia do Senhor, o domingo. Esse primeiro período do Tempo Comum começa com a celebração do Batismo do Senhor e termina com o domingo da Transfiguração do Senhor. Em seguida, entramos no ciclo pascal, que é formado pelos tempos especiais da Quaresma, da Páscoa e do Pentecostes. O tempo da Quaresma começa com a Quarta-Feira de Cinzas e termina com a Semana Santa, com destaque para o Domingo de Ramos e da Paixão, a Quinta-Feira Santa, a Sexta-Feira da Paixão e a expectativa do Sábado Santo. Na celebração da Páscoa cristã anual, o dia mais importante é o Domingo da Ressurreição do Senhor. Já no final do tempo pascal, recordamos a Ascensão do Senhor e o envio do Espírito Santo sobre a Igreja no Dia de Pentecostes. Depois do ciclo da Páscoa, passamos ao segundo período do Tempo Comum (é o período mais longo do Ano Cristão). Esse segundo período começa com o domingo da Trindade e termina com o domingo do Cristo, Rei do Universo, que é o encerramento do ano litúrgico. Logo após, entramos novamente no Ciclo do Natal.

Nossa Visão: “Somos discípulos aos pés de Jesus, a única esperança”.


Fonte: Agenda da IPI do Brasil (2021)

Комментарии


bottom of page