top of page

“OREM PELA PAZ...”

Entramos na semana da pátria. Este é um tempo apropriado para refletir sobre a nossa condição enquanto cidadãs e cidadãos. Como cristãos, a nossa reflexão parte sempre do nosso status como pertença a um reino ainda maior, o Reino de Deus. Como escreve A. W. Tozer: “... O cristão é cidadão do céu e admite que a sua lealdade prioritária é a essa cidadania; mas pode amar a sua pátria terrena com a intensidade de dedicação que levou John Knox a orar: ‘Ó Deus, dá-me a Escócia, ou morro’”.

Vivemos um momento complicado como brasileiros, com uma convivência polarizada que tem desunido até os mais próximos, no ambiente familiar. As redes sociais têm sido usadas para espalhar mensagens de textos, áudios e vídeos incitando o ódio entre os grupos A e B. Reconhecidamente, estamos num tempo difícil, como disse um amigo “tempos bicudos”. Exatamente, num tempo em que a humanidade enfrenta uma das piores crises sanitárias, uma pandemia sem precedentes na história, enfrentamos também o vírus do ódio, da intolerância.

Neste momento, como discípulos de Jesus, devemos ir à Palavra de Deus. Gostaria de tomar o Salmo 122, quando ele propõe um dos motivos de oração. Mas, não é qualquer motivo de oração. O cantor sacro, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, conclama: “orem pela paz” da cidade. Paz aqui é o Shalom que, dentre outros significados tem a ver com “estar seguro, se sentir bem, feliz, amigável”. Também, tem a ver com saúde, bem-estar. E isto no ambiente familiar e de amizade em geral. Ainda, tem a ver com prosperidade, também descanso. Vejam, este é o significado mais amplo quando alguém do povo judeu usava a saudação: Shalom.

Então, orar pelo “shalom” da cidade é pedir que Deus nos conceda um ambiente onde o povo possa viver seguro e feliz, de maneira fraterna. E possa haver prosperidade, mas uma prosperidade a qual todos possam ter acesso e desfrutar. Fica a depender apenas do amor amigo, o amor que deseja o bem de todos/as. Orar para que haja um reinado de paz (v. 7).

Sobretudo, pelo amor ao Senhor nosso Deus vamos orar pela paz. Pois é em Deus que a paz verdadeira se origina. Ele é a fonte da verdadeira paz. Nesta semana da pátria, vamos orar para que haja a verdadeira paz, o “Shalom” de Deus no Brasil.

Comments


bottom of page